domingo, 19 de agosto de 2012

Tdom para o dia 20/08



                    Os espelhos curvos são qualquer superfície refletora em forma esférica, podendo ser côncavos ou convexos. No nosso dia-a-dia temos inúmeras superfícies ou objetos que são espelhos esféricos, mas não atentamos pra seu funcionamento. Por que a imagem do espelho de maquiagem é aumentada? Ou de que forma o espelho côncavo do farol de um automóvel faz a luz se propagar?
                A aplicação dos espelhos esféricos no nosso cotidiano é bem presente. No telescópio newtoniano, por exemplo, o espelho parabólico é capaz de aumentar a imagem, na época da sua descoberta, era capaz de ter uma eficácia maior que de uma luneta em um tamanho bem menor, além de a dispersão dos raios e a distorção da imagem, chamada de aberração cromática, foi quase que eliminada na utilização desse tipo de espelho. Nos telescópios mais modernos também se usam os espelhos curvos como espelho primário, sendo de uma complexidade um pouco maior do que a dos telescópios de Newton.
                Quando vamos ao dentista também podemos observar os espelhos esféricos utilizados por eles. São espelhos côncavos e que permitem que imagem seja maior, pra facilitar a visualização de eventuais problemas e melhor análise do médico, além de que a imagem formada, por estar entre o vértice e o foco, é direta, ou seja, ela não é invertida, é precisa para que se necessário o dentista saiba exatamente onde está o problema.
                O mesmo ocorre com os espelhos de maquiagem. São espelhos que permitem a formação de uma imagem virtual e maior, é utilizado para isso, justamente por ajudar a aproximar a imagem, na realidade ele gera uma imagem aumentada, que facilita para as mulheres na hora de se maquiar permitindo-a ver melhor os detalhes.
                Já nos faróis de automóvel, os espelhos côncavos são responsáveis pelo maior aproveitamento e propagação dos raios de luz. A lâmpada reflete luz para todos os lados e o espelho ao fundo do farol permite que a luz seja refletida para frente, fazendo com que haja a reflexão quase que total dos raios e uma propagação da luz em um número de feixes maior.
                O uso dos espelhos esféricos também é eficaz na formação de fogo. Dizem que Arquimedes utilizou um espelho esférico pra atear fogo nas embarcações durante as Guerras Púnicas.  Isso foi capaz porque quando os raios solares incidem em um espelho parabólico concentram-se no foco e essa energia concentrada no foco é capaz de gerar o fogo. Isso acontece também, quando crianças, utilizamos lupas (que são formadas por um espelho esférico), no sol, para gerar fogo.
                Por fim, no nosso cotidiano vemos em lojas, estabelecimentos comerciais e hotéis, espelhos esféricos convexos que são utilizados para segurança. Tem essa funcionalidade porque permitem a formação de uma imagem menor, com isso, conseguem uma visualização de uma área maior, onde de um determinado ponto uma pessoa possa observar o que se passa no estabelecimento com um alcance maior que se fosse um espelho plano. 




Aline Beatriz 3217
Gabriel Velasco 4566

Um comentário:

  1. Caros Aline e Gabriel,
    Sem dúvida a redação ficou muito boa. Acho, porém, que ficaram faltando figuras explicativas. Colocar um esquema dos espelhos seria fundamental. Precisa dizer que o farol é parabólico, essa geometria é que diz que o foco não possui astigmatismo. Faltou bibliografia. Nota 8,5

    ResponderExcluir